Curva ABC: o que é e como aplicá-la no gerenciamento da minha obra?

Curva ABC: o que é e como aplicá-la no gerenciamento da minha obra?

A curva ABC é uma forma de se organizar o orçamento de uma obra destacando os itens que mais influenciam no custo total da mesma. Esses itens podem ser insumos, mão de obra ou equipamentos.

curva abc de insumos
A Curva ABC é importante aliada dos gestores de obras no controle de custos

O conceito dessa ferramenta baseia-se no Princípio de Pareto, ou Regra 80/20. Esse conceito matemático foi desenvolvido pelo consultor Joseph Moses Juran, que verificou que 80% das consequências da maior parte dos fenômenos advêm de 20% das causas. Extrapolando o conceito para a construção civil, pode-se afirmar que 20% dos itens de uma obra podem representar até 80% de seu custo total.

A curva ABC é classificada da seguinte maneira:

– Classe A: itens que possuem um valor de demanda ou consumo alto;

– Classe B: itens que possuem um valor de demanda ou consumo intermediário;

– Classe C: itens que possuem um valor de demanda ou consumo baixo.

Analisando o orçamento segundo a classificação acima estabelecida, poderemos notar que:

– 20% dos itens são considerados A e correspondem a 80% do valor da demanda ou consumo;

– 30% dos itens são considerados B e correspondem a 15% do valor da demanda ou consumo;

– 50% dos itens são considerados C e correspondem a 5% do valor de demanda ou consumo.

Diagrama ilustrativo da Curva ABC

Dessa maneira, os elementos componentes do orçamento são apresentados de forma decrescente em relação aos seus valores, de cima pra baixo na tabela, sendo que os itens mais caros são sempre representados no topo (classe A) da mesma. Esses são os elementos mais caros de toda a composição, correspondendo à metade do valor da obra. Por esse motivo, devem receber atenção especial por parte da equipe de gestão, pois mesmo os menores descontos obtidos nas negociações podem significar economias significativas no custo global da obra.

Conhecer os itens mais significativos do seu orçamento é o primeiro passo para obter economia na execução das obras de engenharia e arquitetura.

Além de permitir a visualização direta dos materiais e serviços mais importantes para controle dos custos da obra, a organização segundo a curva ABC permite dividir responsabilidades. Nesse caso, o gerente da obra deve tomar conta da negociação e aquisição dos itens da classe A, enquanto que aqueles componentes enquadrados nas classes B e C podem ser geridos e negociados por outros funcionários da equipe de gestão.

Gostou desse artigo? Você tomava todos esses cuidados na hora de realizar as demolições previstas nos seus projetos? Compartilhe esse texto com seus amigos e parceiros, para que eles também possam aproveitá-lo!



Contato por WhatsApp